quarta-feira, 7 de julho de 2010

DNIT apresenta o projeto de passarela

Na próxima quinta-feira, 8, às 10h, em reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária de Região Metropolitana de Porto Alegre, coordenado pelo deputado Ronaldo Zülke (PT), o DNIT apresenta o projeto de construção da passarela da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, à direção da instituição e à administração municipal.
De acordo com o deputado, o projeto está concluído e será objeto de análise da prefeitura e da comunidade da Fundação Liberato. Após aprovado, o próximo passo será a abertura de licitação, pelo DNIT, para a contratação da empresa que vai executar a obra. A passarela sobre a BR-116 nas proximidades da Liberato, no bairro Primavera, oferecerá mais segurança não apenas aos alunos, professores e funcionários da instituição que atravessam a rodovia, mas também à população dos bairros vizinhos.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Comitê pauta o tema do acesso à capital com a prefeitura de Porto Alegre

O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre reuniu-se nesta quarta-feira, 30, com o prefeito José Fortunati para tratar sobre os acessos à capital. O coordenador do comitê, deputado Ronaldo Zülke (PT), destacou o compromisso assumido pelo prefeito, que deve apresentar, no próximo período, um projeto básico, principalmente para o acesso pela avenida Castelo Branco. “De posse deste projeto, buscaremos os recursos e as parcerias necessárias para viabilizarmos as alternativas”, adianta o deputado.
Entre elas, o comitê sugeriu a abertura de uma faixa a cada lado da avenida Castelo Branco, o que significaria um aumento da capacidade da via em 25% em cada sentido. “Trata-se de uma obra de fácil execução, mas com um impacto extremamente positivo no que diz respeito à melhoria da mobilidade urbana na entrada da cidade”, avalia o parlamentar. Além de aumentar a capacidade da Castelo Branco, o deputado sugeriu ainda que se construa uma alça no viaduto de acesso à capital, na avenida João Moreira Maciel, com duas faixas para acessar a avenida Mauá. “Isto aumentaria em 100% a capacidade da Castelo Branco na ligação com a Mauá, onde está localizado o principal gargalo na entrada da capital”, frisou.
De acordo com Zülke, as alternativas justificam-se também pelo fato de que as obras na BR-116, a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, e a futura ERS-010, trarão a necessidade de melhorias urgentes no acesso à capital. “De nada adianta termos estas obras na região se, na entrada da capital, o trânsito vai parar”, ponderou. O deputado mostrou ao prefeito uma projeção da ponte sobre o Rio Gravataí, na ligação da BR-448 com a Free Way, na entrada de Porto Alegre, citando que a ponte será estaiada, com 25 metros de altura, dois quilômetros de extensão, mais dois quilômetros de segmento em elevada. “Tão logo esteja construída, a BR-448 se constituirá no principal acesso à capital e será o novo cartão postal da cidade”, aposta o deputado.
Nova agenda
Ronaldo Zülke acertou com o prefeito Fortunati uma nova agenda, a ser definida, para apresentar ao prefeito o projeto da BR-448 e das obras complementares na BR-116 que englobarão, inclusive, alternativas à pista de acesso sul ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.