terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BR-116 começa a ser desafogada e caminha para ser via expressa

Depois de 10 anos de negociação, uma demanda de três décadas se torna realidade e é mais um passo para desafogar a principal estrada federal que corta o Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (31), o governo federal entregou o viaduto batizado com o nome da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no trecho da BR-116 que dá acesso à universidade. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, liberou a obra, mas acabou sendo cobrado por novas demandas que ainda precisam ser entregues para desafogar o tráfego na Região Metropolitana de Porto Alegre e no interior do estado. “Esta é a primeira obra de um conjunto que estamos fazendo para resolver o trânsito, a segurança e o conforto de motoristas e pedestres, dando mais fluidez e resolvendo parte do problema da BR-116”, disse.
Antes de liberar o novo viaduto da Unisinos para o tráfego, o ministro e o governador gaúcho, Tarso Genro, acompanhados do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi e do superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vladimir Casa, acompanharam os técnicos da autarquia em uma vistoria do local.
O viaduto da Unisinos é transversal e permite a movimentação em todas as direções, além de ser a primeira construção estaiada (sustentada por cabos) do Rio Grande do Sul. Assinado pelo engenheiro Carlos Roberto Müller, o custo final da obra foi de R$ 37 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para iniciar as obras foi necessária a supressão da vegetação local, com reposição de 4.791 mudas em até um ano após a entrega do viaduto.
A obra teve início há dois anos e deve desafogar o trânsito entre os quilômetros 240,7 e 251,9 da BR-116, especialmente nos horários de maior fluxo em função do acesso à Unisinos. “Somado a outros viadutos que serão feitos, teremos a via mais expressa”, salientou o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.
O ministro Paulo Sérgio Passos falou que o próximo passo será a construção do viaduto de Sapucaia do Sul, que estará com licitação aberta até abril e irá possibilitar a retirada mais uma sinaleira da BR-116. Ele também garantiu que até o final de janeiro, prazo dado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro, a segunda Ponte do Guaíba estará licitada. “A minuta do edital e o termo de referência estão prontos. Vamos submeter ao colegiado do Dnit e à área jurídica da autarquia. Isso será rápido”, anunciou.
O governador Tarso Genro salientou a importância do governo federal entregar o viaduto da Unisinos, por ser uma demanda antiga da população e disse estar confiante no compromisso do executivo federal com as demais obras de interesse do estado. “Estamos dando conta das demais obras prioritárias e aguardamos o prazo garantido pelo governo federal”, disse.
Por Rachel Duarte em sul21.com.br em 31.01.2012

Nenhum comentário: