quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Proteção à biodiversidade como prática diária em Canoas

Próximo às obras da BR-448, a Rodovia do Parque, há animais de várias espécies.
Falcões de coleira, bem-te-vis, garças e ratões-do-banhado. Algumas das espécies avistadas diariamente na área de construção da BR-448 (Rodovia do Parque) lembram aos canoenses que o município integra um dos maiores ecossistemas ambientais da América Latina, o Parque Estadual do Delta do Jacuí, reserva 17.245 hectares que também se ramifica por outras cinco cidades da região. No caso específico das obras da autoestrada, a responsabilidade dos trabalhadores com a preservação da espécies é permanente. “Temos um Plano Básico Ambiental e à luz da legislação orientamos os nossos funcioná rios também sobre os crimes ambientais”, frisa Carlos Türck, engenheiro e representante do Consórcio STE/Enecom, para as ações de gestão e educação ambiental da BR-448.
Educação ambiental em escolas
Trabalhando com a gestão ambiental nas obras da BR-448, o engenheiro Carlos Türck destaca que ações de educação ambiental são desenvolvidas em 30 escolas das quatro cidades por onde passará a rodovia. “Falamos sobre a fauna e flora, árvores imunes ao corte e cuidados no pátio de casas e escola”, ilustra ele, ao contar que já foram realizados mais de 40 plantios de árvores nativas como pitangueiras e calhandras. Mais informações no 3415-4073.
O QUE SE VÊ
Entre as principais espécies de aves avistadas junto às obras da BR-448 (Rodovia do Parque) estão o Ciconia maguari, conhecido por joão-grande, a garça branca pequena, o falcão-de-coleira, quero-quero, joão-de-barro, polícia-inglesa-do-sul e corujas-buraqueiras. Entre os mamíferos, o furão e o ratão-do-banhado. Já entre os répteis aparecem o cágado-de-barbela, a cobra d’água e alguns lagartos-do-papo-amarelo.
Por Diário de Canoas em 30/12/2012

Nenhum comentário: